A CULTURA E A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
Cultura Docente, Trabalho, ProfissionalResumo
O artigo objetiva refletir sobre a construção da cultura profissional docente. É decorrente do grupo de pesquisa CULTPROF – A cultura do Profissional docente - que investiga a temática. Entende-se que a educação é concebida enquanto um fenômeno condicionado pelos acontecimentos que a circundam, é histórica, como histórica é a sociedade. O método de pesquisa se fundamenta nesses aspectos tratados a partir de fontes primárias e secundárias em vários tempos históricos. Entende-se que a cultura pode ser conceituada como hábitos e capacidades adquiridos pelo homem na convivência em uma sociedade e envolve costumes, conhecimentos, crenças. Sabe-se que os indivíduos não se explicam por si mesmos, mas no conjunto das relações que estabelecem, portanto, são múltiplas as determinações que precedem a construção da cultura e o constituem enquanto indivíduo. O que esses indivíduos são depende das condições materiais e de produção a que estão submetidos. Assim as pessoas possuem raízes ligadas as suas heranças culturais, memória, história e ideologias transmitidas pelas gerações durante o processo de socialização. Com isso o profissional docente é forjado por meio de suas vivências, na relação teoria e prática que estabelece nessas relações e que servem de cenário no processo de formação de seus alunos pelo qual é responsável. A profissionalidade docente é construída no ofício de ser professor e na reflexão que isso acarreta com relação ao conhecimento científico produzido, pois ele não é mero produto do meio, mas sim um produto das relações sociais ativas. Apresentam-se análises significativas da coleta de dados das fontes pesquisadas. Palavras-chave: Cultura Docente. Trabalho. Profissional.