PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores

  • Priscila Fernanda FURLANETTO

Palavras-chave:

Estrangeiros, Ensino, Materiais didáticos

Resumo

Este artigo surge a partir da necessidade de uma professora de língua portuguesa da Escola Internacional de Curitiba que se vê frente a turmas heterogêneas de estrangeiros vindos de todos os lugares do mundo. Inicia-se, portanto, a elaboração, implementação e avaliação de um material específico que aborde, ao mesmo tempo, cultura e língua de maneira dinâmica, interessante e, principalmente, que surta efeito no processo evolutivo de aprendizagem dos alunos, melhorando assim, as quatro habilidades necessárias para o aprendizado de uma língua: fala, escuta, leitura e escrita. O objetivo, portanto, é mostrar as técnicas utilizadas para a criação do material em questão que já foi produzido até aqui àqueles interessados em ministrar o português como segunda língua, trocar experiências e, principalmente, verificar a viabilidade deste, uma vez que não existem muitas opções no mercado editorial.  Acredita-se que por meio dele, possamos ainda, incentivar professores a enveredar por semelhantes estradas de criação, aproveitando sua própria vivência, interesse e conhecimento para a elaboração de materiais de ensino.   Palavras-chave: Estrangeiros. Ensino. Materiais didáticos.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

FURLANETTO, P. F. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. In Litteras, 4(1), 1–6. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/283