A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA PÓS-MODERNIDADE
Palavras-chave:
Formação docente, Identidade, Modernidade, Pós-modernidadeResumo
Este artigo apresenta algumas considerações sobre a formação da identidade docente em uma sociedade pós-moderna, construída a partir de consecutivas mudanças e descontinuidades históricas e, portanto, contingente ao tempo. Esse estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica que apresenta primeiramente o conceito clássico de modernidade e pós-modernidade contextualizando seus acontecimentos e destacando as contribuições de alguns autores e suas críticas, em diferentes conceitos substitutos aos conceitos da modernidade, em vista das recentes mudanças sociológicas, cognitivas e tecnológicas da denominada ciência moderna. Segue o mesmo procedimento quanto às considerações sobre a pós-modernidade, suas mudanças e contradições, como cenário da formação dos profissionais da educação no deslocamento de seus espaços sociais alternando inevitavelmente a construção das suas identidades tanto a nível pessoal como profissional. Esse processo interativo de (re)construção identitária a partir da globalização requer um pensamento reflexivo, aqui fundamentadas nas teorias de Jürgen Habermas, Zygmunt Bauman, Anthony Giddens, Claude Dubar, Stuart Hall e Antonio Nóvoa, entre outros, sobre a socialização e a identidade na formação do saber e as críticas voltadas a tal pensamento no mundo contemporâneo. Palavras-chave: Formação docente. Identidade. Modernidade. Pós-modernidade.