A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Erica da Silva GOIS

Palavras-chave:

Formação docente, Identidade, Modernidade, Pós-modernidade

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a formação da identidade docente em uma sociedade pós-moderna, construída a partir de consecutivas mudanças e descontinuidades históricas e, portanto, contingente ao tempo. Esse estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica que apresenta primeiramente o conceito clássico de modernidade e pós-modernidade contextualizando seus acontecimentos e destacando as contribuições de alguns autores e suas críticas, em diferentes conceitos substitutos aos conceitos da modernidade, em vista das recentes mudanças sociológicas, cognitivas e tecnológicas da denominada ciência moderna. Segue o mesmo procedimento quanto às considerações sobre a pós-modernidade, suas mudanças e contradições, como cenário da formação dos profissionais da educação no deslocamento de seus espaços sociais alternando inevitavelmente a construção das suas identidades tanto a nível pessoal como profissional. Esse processo interativo de (re)construção identitária a partir da globalização requer um pensamento reflexivo, aqui fundamentadas nas teorias de Jürgen Habermas, Zygmunt Bauman, Anthony Giddens, Claude Dubar, Stuart Hall e Antonio Nóvoa, entre outros, sobre a socialização e a identidade na formação do saber e as críticas voltadas a tal pensamento no mundo contemporâneo.   Palavras-chave: Formação docente. Identidade. Modernidade. Pós-modernidade.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

GOIS, E. da S. (2023). A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA PÓS-MODERNIDADE. In Litteras, 4(1), 1–22. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/279