A FALÁCIA COMO EFEITO DE PERSUASÃO NO DISCURSO RELIGIOSO

Autores

  • Cristiane de Souza MAGNANI

Palavras-chave:

Discurso religioso, Persuasão, Religiosidade

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a capacidade de persuasão dos líderes religiosos, por meio de técnicas de oratória e de retórica, o que leva muitos dos seus seguidores a negarem as descobertas científicas e a aceitarem como verdade muitos mitos criados por profetas da antiguidade. São trazidos conceitos de autores que falam sobre a temática religiosidade, o sagrado e o profano, bem como a análise do discurso. Este estudo se justifica tendo em vista a grande influência da religião nas sociedades da atualidade, tanto tradicionalistas, como modernas, o que se caracteriza por uma forte relação de poder sobre os comportamentos e dogmas seguidos pelos seus membros. Desse modo, torna-se relevante a temática em questão, uma vez que em nosso país existe uma grande diversidade cultural e religiosa. Neste artigo, são utilizados conceitos de diversos autores, tais como Croatto (2001), Eliade (1996) e Luz (2001). Palavras-chave: Discurso religioso. Persuasão. Religiosidade.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

MAGNANI, C. de S. (2023). A FALÁCIA COMO EFEITO DE PERSUASÃO NO DISCURSO RELIGIOSO. In Litteras, 4(1), 1–12. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/277