FORMAÇÃO, TRABALHO E CRÍTICA: O PEDAGOGO NA GESTÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Sarita Aparecida de Oliveira FORTUNATO
  • Cristina Rolim Chyzcy BRUNO

Palavras-chave:

Pedagogo, Alfabetização, Prática docente

Resumo

O presente trabalho questiona as relações que se estabelecem entre a ação do pedagogo escolar, como agente articulador da prática do professor, na organização pedagógica dos primeiros anos do ensino fundamental. Assenta-se, principalmente, no entendimento de que tal organização prevê o trabalho com a leitura e a escrita, uma vez que se entende que a função social da escola é ensinar a ler e escrever para além da pura mecanização. A construção da língua escrita exige do professor conhecimento quanto aos métodos de ensino, assim como a análise do ponto de partida e de onde se pretende chegar. E o pedagogo necessita ter a clareza desses aspectos, que norteiam a condução de seu trabalho junto aos docentes. A proposta está focada no domínio desses saberes, enquanto alicerce fundamental para uma ação do pedagogo voltada ao pensar e ao agir na escola. A partir desses pressupostos é que a mediação do pedagogo no trabalho docente, também se constitui em objeto de análise, pois a efetiva atuação desse profissional na escola cria possibilidades para a conquista de ideais como: profissionalização, melhores condições de trabalho e uma prática docente mais crítica, ativa, mais interventiva e o estudante, por consequência, um aprendiz competente. A construção do trabalho está embasada, principalmente, nos estudos de Veiga (2009), Nóvoa (2009), Soares (2004), Lerner (2002), Meirieu (2002) e Freire (2000). Optamos por adotar a metodologia de estudos em modalidade de leitura reflexiva de textos e materiais produzidos pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, debate e interação de experiências. Os resultados apontaram para a importância efetiva do trabalho do pedagogo nas escolas municipais de Curitiba, no sentido de subsidiar a prática do professor no entendimento do processo de alfabetização e suas interfaces.   Palavras-chave: Pedagogo. Alfabetização. Prática docente.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

FORTUNATO, S. A. de O., & BRUNO, C. R. C. (2023). FORMAÇÃO, TRABALHO E CRÍTICA: O PEDAGOGO NA GESTÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. In Litteras, 4(1), 1–9. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/276