FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR À LUZ DA FORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Formação, Hegemonia, EmancipatórioResumo
O presente trabalho discute e analisa a Formação Continuada do docente no Ensino Superior concatenando em sua relevância para a qualidade do ensino, sob a perspectiva da formação humana. Pensar na formação humana na sociedade capitalista nos remete a reflexão de que homens queremos formar.Considerando que educar é um ato político faz-se necessário analisar quem é este educador, qual é o seu perfil, formação, que características deveriam ser inerentes à prática docente. Como se sabe, a formação inicial do professor do ensino superior não basta, quando se busca maior qualidade de ensino. A responsabilidade de ser professor na atualidade se tornou mais complexa diante dos inúmeros desafios a serem superados, pois, as salas de aula dos diversos cursos superiores espalhados pelas diversas instituições públicas e privadas no Brasil, contemplam a cada dia situações adversas que desafiam o docente a buscar estratégias de ensino que ultrapassam o conhecimento técnico. O que pretende-se apresentar é uma reflexão baseada em realidades presentes nos cursos superiores, neste artigo especificamente, a experiência de uma faculdade particular de Curitiba e uma faculdade de Ponta Grossa, em que as experiências nestas instituições observadas, transitam pelo mesmo campo de contradições, expressando uma realidade que representa um ciclo de formação que se estabelece e se repete nas mais diversas formas de atuação do docente em nível superior. Discute-se formação inicial e formação continuada, condicionantes importantes da qualidade de ensino, mas que estão sob o interesse da hegemonia do capital. Conclui-se que nada se fará sem que aconteçam planejamento e ações na educação, e sem que se tenha um olhar especial ao professor. Muito se exige de sua atuação e pouco se faz por ele. A começar pela sua formação que precisa ser revista como um processo emancipatório e humanizador. Palavras-chave: Formação. Hegemonia. Emancipatório.