TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Tecnologia, Aprendizagem, Alfabetização e LetramentoResumo
O presente trabalho aborda o uso das TICs como estratégia para alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Justifica-se perante a necessidade dos educadores, bem como escolas, além de se apropriarem deste conhecimento, também agirem com ousadia ao alfabetizar e letrar crianças, utilizando-se de tecnologias digitais como ferramentas para adaptação do novo e superação de dificuldades. Com a intenção de responder à problemática, a pesquisa teve como objetivo geral, compreender de que forma as tecnologias digitais podem facilitar a alfabetização e o letramento durante o processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa em questão foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico, em caráter exploratório fundamentando-se em conceitos teóricos. Buscando o aprofundamento necessário para compreensão de tal tema, discutindo e apontando os estudos dos principais autores da área, como Ferreiro (2007, 2013), Soares (2008), Teberosky (1992, 2004) e Moran (2002, 2007, 2012). Seguindo esta ótica, para o enriquecimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de buscar relatos sobre práticas do uso da tecnologia a favor da alfabetização e letramento. O instrumento de pesquisa foi a entrevista (oral). As falas foram transcritas e analisadas conforme respaldo teórico de autores da área. Nesta perspectiva, concluiu-se que as pesquisas sobre esta temática precisam levar em consideração que as TICs por si só não representam a única e mágica solução para o sucesso da aprendizagem, e que é preciso que o professor esteja envolvido constantemente com o intuito de melhorar a sua prática, posto que a questão não é somente a inserção da tecnologia, mas sim a melhora das metodologias. Palavras-chave: Tecnologia. Alfabetização e Letramento. Aprendizagem.