A DIFERENCIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Palavras-chave:
línguas estrangeiras, estratégias pedagógicas, diferenciaçãoResumo
Um dos maiores problemas encontrados pelos professores de línguas estrangeiras está relacionado a heterogeneidade das turmas, afinal, trabalhar o mesmo conteúdo com alunos de níveis diferentes pode parecer algo impossível para muitos. Desta forma, esse artigo tem por objetivo desenvolver o tema da diferenciação que nos proporcionará uma visão mais ampla, inovadora e libertadora em relação ao ensino de línguas. Portanto, nos levará a enxergar nossos alunos como seres únicos, providos de histórias de vida e conhecimento de mundo diferentes, condições sociais e econômicas diferenciadas, além de apresentarem estilos de aprendizagem diversos. Para explicitarmos melhor esse tema, começaremos falando o que é, exatamente, o termo a que estamos nos referindo, diferenciação. Na sequência, desenvolveremos o assunto por meio de exemplos de materiais elaborados seguindo a ideia da diferenciação , além de questionamentos considerados relevantes para que haja uma maior reflexão sobre a arte de diferenciar. Ao final, descreveremos estratégias úteis para a execução desse processo. Palavras-chave: línguas estrangeiras, estratégias pedagógicas, diferenciação