O GERENCIALISMO E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Gestão Democrática, Formação DocenteResumo
O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico e documental sobre as Políticas Públicas Educacionais prioritariamente as que enfatizam a Gestão Democrática. Neste sentido, é primeiramente abordado alguns conceitos de Estado e Democracia, entendendo estes fundamentais para a compreensão da organicidade social estabelecida, visto que o Estado reorientou as suas políticas públicas na década de 90, imprimindo um ritmo acelerado nas reformas políticas e econômicas advindas do modelo neoliberal na economia de mercado, produzindo ações, e ou, mudanças no modelo educacional e antagonismos entre leis e o cotidiano da escola. O conceito essencial é a ressignificação de conceitos sobre gestão e a responsabilidade do gestor, bem como sua formação inicial e continuada, que favoreçam mudanças na realidade da escola pública. O gestor é analisado sob a ótica da economia de mercado, onde ele aparece mais como um gerente de empresas do que um diretor de escola. Salienta-se a formação centrada na escola como um espaço democrático capaz de propor alternativas para a efetivação de uma educação de qualidade para todos por meio do trabalho coletivo. Palavras-chaves: Políticas Públicas; Gestão Democrática; Formação Docente.