O GERENCIALISMO E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Márcia Rakel Grahl DAL FORNO
  • Daniel MARKOWICZ

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Gestão Democrática, Formação Docente

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico e documental sobre as Políticas Públicas Educacionais prioritariamente as que enfatizam a Gestão Democrática. Neste sentido, é primeiramente abordado alguns conceitos de Estado e Democracia, entendendo estes fundamentais para a compreensão da organicidade social estabelecida, visto que o Estado reorientou as suas políticas públicas na década de 90, imprimindo um ritmo acelerado nas reformas políticas e econômicas advindas do modelo neoliberal na economia de mercado, produzindo ações, e ou, mudanças no modelo educacional e antagonismos entre leis e o cotidiano da escola. O conceito essencial é a ressignificação de conceitos sobre gestão e a responsabilidade do gestor, bem como sua formação inicial e continuada, que favoreçam mudanças na realidade da escola pública. O gestor é analisado sob a ótica da economia de mercado, onde ele aparece mais como um gerente de empresas do que um diretor de escola. Salienta-se a formação centrada na escola como um espaço democrático capaz de propor alternativas para a efetivação de uma educação de qualidade para todos por meio do trabalho coletivo.   Palavras-chaves: Políticas Públicas; Gestão Democrática; Formação Docente.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

DAL FORNO, M. R. G., & MARKOWICZ, D. (2023). O GERENCIALISMO E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. In Litteras, 2(1), 1–15. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/259