FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PEDAGOGOS: UMA TRAJETÓRIA NECESSÁRIA

Autores

  • Eloisa Helena MELLO

Palavras-chave:

Política, Formação Continuada, Pedagogo

Resumo

Este artigo resulta de estudos sobre o tema formação inicial e continuada, ressaltando a relevância de uma política de formação continuada dos pedagogos. Compreende-se que o pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que abrange seu trabalho. Entende-se que este profissional tem o compromisso social na garantia do direito a aprendizagem e na formação humana de sujeitos. O pedagogo é responsável pela formação em serviço do professor, elaborando o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promovendo ações para sua efetivação. Pensar na formação do pedagogo, objetiva fortalecer este profissional subsidiando seu trabalho com aporte teórico e técnico, para que este se reconheça como formador de sua equipe, superando suas próprias limitações de forma a entender que hoje, novos e complexos saberes são tidos como necessários à prática docente. Através de pesquisa bibliográfica busca-se analisar a formação continuada do pedagogo sob a perspectiva emancipatória de seu trabalho. Considera-se que ações sistematizadas, pautadas em diagnóstico, ação e avaliação, ressignificam o trabalho do pedagogo, contribuindo para garantir o reconhecimento de sua identidade profissional.   Palavras-chave: Política. Formação Continuada. Pedagogo

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

MELLO, E. H. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PEDAGOGOS: UMA TRAJETÓRIA NECESSÁRIA. In Litteras, 2(1), 1–11. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/258