FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PEDAGOGOS: UMA TRAJETÓRIA NECESSÁRIA
Palavras-chave:
Política, Formação Continuada, PedagogoResumo
Este artigo resulta de estudos sobre o tema formação inicial e continuada, ressaltando a relevância de uma política de formação continuada dos pedagogos. Compreende-se que o pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que abrange seu trabalho. Entende-se que este profissional tem o compromisso social na garantia do direito a aprendizagem e na formação humana de sujeitos. O pedagogo é responsável pela formação em serviço do professor, elaborando o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promovendo ações para sua efetivação. Pensar na formação do pedagogo, objetiva fortalecer este profissional subsidiando seu trabalho com aporte teórico e técnico, para que este se reconheça como formador de sua equipe, superando suas próprias limitações de forma a entender que hoje, novos e complexos saberes são tidos como necessários à prática docente. Através de pesquisa bibliográfica busca-se analisar a formação continuada do pedagogo sob a perspectiva emancipatória de seu trabalho. Considera-se que ações sistematizadas, pautadas em diagnóstico, ação e avaliação, ressignificam o trabalho do pedagogo, contribuindo para garantir o reconhecimento de sua identidade profissional. Palavras-chave: Política. Formação Continuada. Pedagogo