A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Inteligência, Aprendizagem, Inteligências MúltiplasResumo
Com a ruptura dos paradigmas tradicionais e da visão fragmentada da aprendizagem do estudante, foi necessário um novo olhar para a educação, no qual se considerasse a aprendizagem do mesmo como um todo, despertando emoções, sentimentos, atitudes, desejos e sonhos. Trabalhar as inteligências múltiplas no contexto escolar é proporcionar esta mudança com qualidade, oportunizando aos estudantes a possibilidade de intervir na sociedade, pois suas ferramentas necessárias são os conhecimentos adquiridos e alicerçados dentro da teoria de Howard Gardner. Partindo da problematização, de como a teoria de Gardner contribui para o processo de ensino e aprendizagem, esta monografia busca responder através de pesquisas bibliográficas, o reconhecimento da teoria das inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, propondo um real aprofundamento sobre o assunto para que possamos mudar a realidade da educação atual, para que os estudantes não sejam mais taxados de terem pouca inteligência, deixar o preconceito de lado, trabalhar as oportunidades de se ensinar e estimular todo e qualquer tipo de inteligência, em que se possa desenvolver o potencial e a criatividade de cada estudante para seu futuro tanto pessoal como profissional. É possível por meio de estímulos das oito inteligências, proporcionar um ensino e aprendizagem diferenciado e significativo, contribuindo na prática pedagógica dos professores, despertando seu interesse em desenvolver suas próprias inteligências e a de seus estudantes. Além de proporcionar ações metodológicas diferenciadas, porém novas metodologias por parte do professor é necessário que a escola possibilite sua prática. Uma escola voltada para as inteligências múltiplas deve estar centrada no estudante, contribuindo para a construção de seus conhecimentos e respeitando suas diversidades e possibilitando a multidisciplinaridade de seus saberes com a sociedade. Contudo, a escola não é a única responsável no ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas, mas professor e estudante tem função fundamental para a concretização de uma educação voltada para a pluralidade da mente e na capacidade de todos os indivíduos se desenvolverem e serem capazes de aprender de diversas formas