AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstico-Formativa, Ensino-AprendizagemResumo
O tema apresentado neste trabalho, avaliação da aprendizagem, é muito discutido por professores e estudiosos, porém a prática que se vê em sala de aula é muitas vezes uma prática que não condiz com o verdadeiro objetivo do que vem a ser a avaliação. Portanto, a pesquisa apresentada estuda a importância da avaliação e os significados assumidos por ela no contexto escolar, desde a chegada dos Jesuítas no Brasil. A partir daí, mudanças começaram acontecer no ato de avaliar, estudiosos e pesquisadores apresentavam novos mecanismos para auxiliar professores no que diz respeito à avaliação da aprendizagem. Foram instituídas leis para regulamentar o sistema de ensino na tentativa de melhorar o processo de ensino aprendizagem. Dentre essas mudanças, estão alguns instrumentos e modelos avaliativos mais utilizados nessa modalidade de ensino. Destacam-se alguns tipos de avaliações que permeiam a prática pedagógica no âmbito escolar como: avaliação qualitativa, quantitativa, formativa, diagnóstica e somativa/classificatória. Cada uma dessas avaliações possui um grau de entendimento específico, porém o professor deve saber como utilizá-las, pois vai depender da necessidade de cada aluno. Nesse contexto, a relação professor/aluno é colocada como foco, ou seja, a mediação do professor terá um significado efetivo no processo de ensino aprendizagem. É imprescindível que a avaliação deva acontecer para auxiliar na formação do educando desde o início da vida escolar, tornando-o capaz de construir sua própria autonomia. Objetiva-se nesta pesquisa compreender a importância da avaliação como um todo, sendo assim, entender como era o ato de avaliar em épocas anteriores e como está atualmente. A teoria pedagógica é o suporte e direciona a prática educativa frente aos modelos avaliativos, servindo como mediação entre a teoria pedagógica e a prática de ensino na sala de aula dando-lhes sustentação. Deste modo, os dados serão qualificados diante de suas habilidades de compreender, analisar, sintetizar e aplicar, tendo a clareza da teoria utilizada como suporte da prática pedagógica, assim como político. Em síntese, a avaliação da aprendizagem escolar implica na disponibilidade do professor em acolher os educandos no nível em que se encontram, para, a partir daí, auxiliá-los em sua trajetória de vida. Assim, a avaliação da aprendizagem escolar não implica em aprovar ou reprovar o educando, mas sim orientá-lo de forma contínua e permanente tendo em vista sua formação como sujeito e objeto de conhecimento. Palavras-chave: Avaliação Diagnóstico-Formativa. Ensino-Aprendizagem